domingo, 22 de agosto de 2010

( II PARTE )
Nos casos mais complexos, no entanto, é essencial ouvir a opinião de um médico homeopata experiente. Para os casos simples e corriqueiros, como resfriados, gripes, pequenas inflamações, cólicas, etc., pode-se escolher um ou mais remédios e aplicá-los independentemente de um maior aprofundamento na questão da individualização pormenorizada do medicamento.




Aceticum acidum



Profunda anemia com sintomas hidrópicos (retenção anormal de líquido), dificuldade na respiração, vômitos, grande transpiração, inapetência, urina pálida e abundante, sensação alternada de calor. Olheiras profundas e escuras. Grande sensibilidade ao frio, violenta dor no estômago seguida de suores frios na fronte. Sede violenta, insaciável, acompanhada de fraqueza e emagrecimento. Inspiração seguida de tosse.



Aconitum napelus



A angústia mental, a ansiedade, a agitação e o medo da morte são muito característicos. Doentes jovens e sangüíneos (que têm aumento da massa sanguínea), de vida sedentária, mãos quentes e pés frios, com agravação à tarde e à noite. Dores insuportáveis, alternadas ou associadas com entorpecimento e formigamento. Dores de ouvido. Sensação de peso doloroso por trás do esterno. Enfarte. Irregularidade menstrual produzida por medo; mulheres sanguíneas. O primeiro remédio em todas as moléstias agudas precedidas de arrepios e febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário